Artista da palavra, professora e investigadora da literatura, Nela Rio teve por berço a Argentina e encontrou acolhida no Canadá desde 1977, quando sua carreira literária começa efetivamente a se firmar.

É autora de oito livros de poemas: En las noches que desvisten otras noches (1989), Aquella luz la que estremece (1989), estes em espanhol; as edições bilíngües Túnel de Proa Verde (1998), Los espejos hacen preguntas (1999), Cuerpo Amado (2002), En las noches que desvisten otras noches (2003) Sosteniendo la mirada (2004); a antologia Voces por la paz (2004); e uma seleção de poesias e contos, El espacio de la Luz (2004).

A maioria de sua produção literária recebeu traduções do espanhol ao inglês por Elizabeth Gamble Miller e Hugh Hazelton, e ao francês, no caso de Sosteniendo la mirada, por Jill Valéry.

Nela Rio publicou também em diversas revistas e antologias em países como Espanha, Estados Unidos, México, Honduras, Guatemala, e Brasil. Foi finalista em treze concursos literários internacionais, é ativa promotora cultural, pintora, organizadora de exposições, e professora universitária – na área acadêmica, ministrou em St.Thomas University, Canadá, as disciplinas de Literatura Hispano-americana, Crítica literária, e Escrita criativa.

A escritora preside atualmente o Registro Creativo de la Asociación Canadiense de Hispanistas no Canadá e organiza a primeiro projeto de cunho historiográfico para registrar os percursos da literatura hispano-canadense.

Anúncios